Motoristas de UBER estão recusando viagem para pessoas com pets

Pegar um Uber em uma grande cidade, como Toronto, é um serviço básico que as pessoas esperam e precisam. Saindo da balada depois de tomar uns drinks, tentando não chegar atrasado ao trabalho ou simplesmente não se incomodar em passar pelos perigos do trânsito, são motivos que fazem do aplicativo, uma grande ajuda para a maioria de nós desde sua estreia.

Foto: Ralph (Ravi) Kayden

Digo para a maioria de nós, porque infelizmente, aqueles que possuem pets, podem não ter a possibilidade de entrar num Uber, inclusive, algumas pessoas têm relatado que lhes foram negadas viagens de motoristas que se recusam a permitir animais de estimação em seus veículos.


Inclusive, isso foi ilustrado por uma pessoa, nas redes sociais. Essa pessoa, em um vídeo recente do TikTok, filmou o motorista do Uber se aproximando com o carro e quando percebeu que a pessoa o esperava com o seu cãozinho, o motorista saiu abruptamente com o veículo.


Um segundo vídeo que essa mesma pessoa filmou, mostrou que outro motorista negou a corrida informando que estava se sentindo desconfortável por ter um cachorro no carro.


"O motorista me negou o serviço e continuou dizendo 'sem cães', embora eu tenha dito que meu cachorro é um cão de serviço e necessário para minha saúde e qualidade de vida. Eu até ofereci a ele uma nota do meu médico", disse então, a pessoa que registrou esses momentos.


A política de serviços para animais de estimação da Uber pode ser encontrada no site da empresa e estipula que "os estatutos estaduais e federais proíbem os motoristas que usam o aplicativo Uber Driver de negar serviço a passageiros com animais de serviço e de discriminar passageiros com serviço animais."


Embora exista a opção de selecionar um passeio que aceita animais de estimação, todos os motoristas do Uber assinam e concordam com um contrato declarando que estão dispostos a levar cães-guia em seu veículo, independentemente de a opção que aceita animais de estimação ser selecionada ou não.


Ao se inscrever na plataforma Uber, os motoristas concordam em transportar animais de serviço e operar em conformidade com todas as leis de acessibilidade aplicáveis.


Todos eles recebem notificações no aplicativo que exigem que eles reconheçam suas obrigações legais relacionadas à aceitação de animais de serviço em viagens e recebam lembretes trimestrais por e-mail sobre essa política.


Os motoristas que violam suas obrigações legais e impedem que pessoas com animais de serviço entrem em seus carros podem perder seus empregos.


Qualquer informação sobre as políticas de serviço animal da Uber, bem como qualquer informação adicional sobre os regulamentos da plataforma, pode ser encontrada em seu site.